terça-feira, 4 de novembro de 2014

Diferença: brogues x oxfords? / Diference: brogues x oxfords?

Há muito tempo que os itens do guarda-roupa masculino conquistaram um espaço considerável entre as mulheres. Vejamos como exemplo os usos de blazeres, gravatas, coletes e sapatos de amarrar. Neste último grupo os sapatos oxfords fazem muito sucesso, porque dão uma finalização bacana ao look, contrapondo masculino e deixando o visual mais elegante. Eu admito que tenho uma queda por eles e não posso ver um que já fico desejando.

Os oxfords surgiram no Reino Unido, durante o século XVII e receberam esse nome porque os estudantes da Universidade de Oxford aderiram ao uso desses calçados.  A característica principal é que as perfurações do cadarço são feitas diretamente na peça de couro que forma o calçado, sem a presença de uma aba feita especialmente para isso (diferente do derby, no qual há uma aba costurada para colocar a amarração). Há diversos modelos de oxfords, que se diferenciam de acordo com as costuras e detalhes em cada um deles, por exemplo o Whole Cut é um modelo que é feito com uma única peça de couro e não possui costuras, o que traz um tom bem formal e austero. Outro exemplo é o Wing Tip, que possui um pedaço de couro no formato de asas na ponta, com um bico apontando para a amarração.

Sapato oxford masculino do século XIX

Agora, dúvida que surge é..."qual a diferença entre os oxfords e os chamados brogues?" Bem, eu pensava que eles eram coisas similares, mas a verdade é que brogue não é um modelo de calçado e sim um estilo. Brogue é todo sapato que tem furos, que atualmente servem como um adorno, mas na época do seu surgimento, os trabalhadores e camponeses irlandeses e escoceses os usavam para que a água escoasse mais facilmente por essas aberturas e pudessem andar melhor por áreas pantanosas ou encharcadas. (Interessante né?)

No modelo abaixo, temos um oxford brogue. Vemos a amarração diretamente no cabedal e também os furinhos nas costuras.

Modelo de oxford brogue

Alexa Chung com um modelo derby (existe uma aba costurada para ser colocada a amarração)

Keira Knightley e Taylor Swift em looks românticos
Emma Stone com um modelo metálico

No início, os oxfords tinham um tom muito formal, sendo usados somente por homens e eram feito somente em couro e em uma cor só. Com a democracia atual da moda, eles passaram a ser fabricados em diversos materiais desde lona até plástico e o público feminino incorporou o uso deles ao seu dia-a-dia. Tem de tudo: estampas florais, recortes, salto alto, combinações de cores diversas, com ou sem furinhos do estilo brogue.
Na minha opinião, eles são muito versáteis e vai bem em várias ocasiões. Dá pra usar no trabalho, com calça ou saia lápis; é bacana também com um vestido bem feminino (clique AQUI e veja opções de como usar); fica bem despojado com um shorts jeans, uma camiseta e um chapéu. As opções são infinitas!



Meu modelo de plástico da Melissa



                                                                  

Um comentário:

  1. Yas, adoro oxfords! muito bom o post!! parabéns!!! escolhi o preto de verniz pra mim!!! continue postando! bjs e sucesso!

    ResponderExcluir