terça-feira, 5 de novembro de 2013

Artistas para conhecer: Jim Shore

Boa noite queridos leitores,
dezembro está se aproximando e o clima natalino cada vez mais está no ar!
O último mês do ano, para mim, com certeza é o mais mágico...o mundo todo enfeitado com pinheiros, papais noéis, enfeites de todos os tipos, bolotas coloridas, etc. 
Adoro enfeites de natal e a decoração natalina, e por isso quero falar um pouco sobre o trabalho de Jim Shore, cujo trabalho inspirado na folk art tive o privilégio de conhecer na minha viagem à Europa e pelo qual me apaixonei imediatamente. Na loja VIADELCORSO, em Florença, compramos uma peça incrível que esse mestre artesão desenvolveu para a Disney Traditions.

Peça da Disney Traditions by Jim Shore, que compramos em Florença
Mr. Shore nasceu nos Estados Unidos, foi criado na área rural do estado de Carolina do Sul e seus pais eram artistas que ensinaram a ele o amor pela arte e pelo trabalho manual. Além disso, sua avó era uma artesã mestre em quilting, que passou a ele o fascínio pelas padronagens multicoloridas e fez com que ele passasse a apreciar a paciência e habilidade de trazer desenhos intrincados à vida. A influência da avó e dos pais fez com que Jim desenvolvesse um grande amor à folk art americana, principalmente pelos quilts. Formou-se engenheiro e trabalhou nesta profissão para ganhar dinheiro e apoiar sua família, e em seu tempo livre fazia alguns trabalhos esporádicos com seu lado artístico. Entretanto, sua paixão realmente era sua arte e isso o levou a criar a Designs Americana, para criar suas próprias peças e comercializá-las. Depois de um tempo, ele percebeu que ficava difícil desenvolver sua arte ao mesmo tempo que participava da parte administrativa da marca, e então veio a parceria com a ENESCO, empresa que cuidaria da fabricação em grande quantidade das peças e da parte burocrática, possibilitando a Jim cuidar exclusivamente da parte criativa. Então, em 2001, chegaram a um acordo e nasceu a Heartwood Creek by Jim Shore, a linha de acessórios inspirados na folk art, que traria fama mundial ao artista. 

O trabalho dele é realmente incrível e eu desejo cada vez mais todas peças dele! Cada escultura mais linda que a outra!
Tudo é tão delicado e bem pensado, e ele harmoniza perfeitamente a folk art com a sua arte, "imprimindo" por exemplo os padrões de quilt e também da chamada rosemaling (para saber mais clique AQUI) nas suas figuras e trazendo à vida uma bela mistura de cores em suas esculturas. Seu portfólio inclui coleções de lindos anjos, papais noéis, esculturas natalinas diversas, enfeites de árvore, itens para jardim, dentre outros. Importante destacar a sua parceria de sucesso com a Disney Traditions, na qual recria em seu estilo consagrado os famosos personagens Disney. Além de suas belas esculturas, ele também desenvolve uma linha de acessórios de moda, que inclui bolsas, joias e cachecóis.

Mr Shore e uma parede repleta com suas esculturas















Em recente viagem para Gramado/RS, pude ver ao vivo várias peças dele em uma loja de artesanato e quase surtei porque queria comprar todas!! Mas não vale a pena comprar em lojas, principalmente numa cidade turística como Gramado, o melhor é comprar pela internet mesmo! Cuidem com os preços, pois são peças valiosas!

Para mais informações, acesse
Loja online: shop.jimshore.com


Um comentário: